O objetivo da psicologia positiva é tirar o foco tradicional da psicologia, voltado para doenças, e levá-lo para as características e comportamentos saudáveis de uma pessoa. Para isso, baseia-se em três pilares fundamentais:
1 - Experiência: a área da psicologia positiva que investiga a experiência aborda os sentimentos considerados agradáveis e os momentos vividos em plena satisfação. Fala-se, desta forma, em felicidade, satisfação, plenitude, alegria, sentido da vida. Busca responder: "o que faz uma vivência ser mais gratificante do que outra?" Tem origem, antes mesmo da criação da psicologia positiva, nos estudos acerca do hedonismo, do otimismo e da felicidade.
2 - Personalidade: uma vez que os sujeitos são seres auto-organizados, auto-orientados e adaptáveis, algo que os distingue entre si é a forma de lidar com as situações. São as chamadas forças individuais, que evoluem ao longo da trajetória de ser humano. Este pilar aborda temas como a autodeterminação, sabedoria, os tipo de defesas de cada um e os desempenhos de alta performance.
3 - Instituições: considerando que pessoas integra, um sistema de relações, as instituições das quais o sujeito faz parte são de suma importância para o entendimento de sua plenitude. São estruturas que ultrapassam o indivíduo, como a família, a organização social e o meio em que está inserido.
A Psicologia Positiva aborda potencialidades e virtudes humanas que treinadas e vivenciadas são capazes de conduzir o indivíduo à FELICIDADE.
Lei o post de Virtudes e Forças de Caráter neste blog.
Comments